A Educação Inclusiva é um tema de extrema importância na sociedade atual. Ela valoriza a diversidade e tem em vista garantir que todos os estudantes, independentemente de suas diferenças e necessidades, tenham acesso igualitário a uma educação de qualidade.
A Inclusiva é a promoção da igualdade de oportunidades, respeitando as singularidades e reconhecendo que cada indivíduo possui habilidades, talentos e características únicas e visa eliminar as barreiras físicas, sociais, emocionais e pedagógicas que impeçam a participação plena de todos os estudantes no ambiente educacional.
De acordo com Jardel Marques, docente do UNIFAA no curso de Licenciatura em Pedagogia e especialista na inclusão escolar de estudantes com deficiência na rede municipal de educação de Valença. “Ampliar a voz das pessoas com deficiência e seus defensores, a inclusão ajuda a impulsionar mudanças significativas na sociedade, promovendo a igualdade e combatendo o preconceito e a discriminação.”
A inclusão não beneficia apenas os estudantes com necessidades especiais, mas toda a comunidade escolar. Ela enriquece o ambiente educacional, promovendo a troca de experiências, o respeito mútuo, a empatia e a aprendizagem coletiva.
Ainda segundo o professor Jardel Marques,“A inclusão na escola comum desempenha um papel importante na redução do estigma e da discriminação associados à deficiência. Ao interagir com crianças com deficiência desde tenra idade, os estereótipos são quebrados e a compreensão e aceitação aumentam, promovendo uma sociedade mais inclusiva e justa.”
Portanto, é fundamental que todos os envolvidos no processo educativo (educadores, gestores, famílias e comunidade) trabalhem juntos para promover a Educação Inclusiva.
É preciso quebrar estigmas, superar preconceitos e adotar práticas pedagógicas inclusivas, garantindo que todos os estudantes sejam acolhidos e tenham igualdade de oportunidades para aprender, crescer e alcançar seus sonhos.