Um dia para entrar para a história da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) e de Barra do Piraí. Nesta quarta-feira, 27, será inaugurada a unidade do Colégio Arcoverde na cidade do Sul Fluminense. A cerimônia simbólica tem início às 18h30 e contará com a presença de representantes da FAA e autoridades locais. Um momento de festejar o presente e olhar para o futuro, mas sem esquecer da bela história construída no Instituto de Educação Nossa Senhora Medianeira, cuja sede, no coração da cidade, recebeu grande investimento para modernização e acessibilidade na primeira etapa de obras, concluída para o início das aulas. Mas as intervenções vão continuar. A inauguração faz parte das celebrações pelos 59 anos da FAA, comemorados na sexta-feira, 29.
Para o presidente da fundação, José Rogério Moura de Almeida Neto, a proximidade das duas importantes datas reforça a relevância do momento vivido. Perguntado sobre com qual sentimento o Colégio Arcoverde inicia suas atividades na cidade, respondeu: “Com o espírito de tradição, inovação e compromisso. Estamos determinados a honrar nossa história e nossos valores fundamentais, ao mesmo tempo em que abraçamos o desafio de expandir nossas fronteiras e oferecer educação de qualidade em novos territórios. Esta inauguração representa não apenas um marco físico, mas também um símbolo do nosso compromisso contínuo com a excelência educacional e o desenvolvimento integral dos estudantes.”
Tradição e modernidade
O diretor do Colégio Arcoverde em Barra do Piraí, Fillipe Matias, destaca que a recepção na cidade foi muito acolhedora. “As Irmãs Medianeiras e as famílias barrenses que confiaram seus jovens ao nosso projeto de educação fizeram toda diferença. Fomos acolhidos de braços abertos e seguimos parceiros nessa caminhada de transformar a sociedade através da educação”. Ele destaca que a Rede Arcoverde chega para oferecer uma educação integral aos estudantes de Barra do Piraí, com ênfase tanto no ensino dos componentes curriculares tradicionais como de habilidades cada vez mais valiosas na contemporaneidade.
“Buscamos desenvolver habilidades desde aquelas necessárias aos exames externos como aquelas voltadas para o mercado de trabalho, ou seja, tanto Hard Skills quanto Soft Skills. Para tanto, nosso projeto pedagógico possui os componentes curriculares já conhecidos por todos, como matemática, história e ciências e outros componentes, como educação tecnológica, financeira e convivência ética. E, além das aulas de educação tecnológica, estamos montando um Espaço Maker com objetivo de introduzir a cultura do “mão na massa” no aprendizado para estimular a criatividade na resolução de problemas”.
E a educação voltada à tecnologia começa bem cedo. Por exemplo, por meio da metodologia STEAM, acrônimo formado pelas palavras inglesas correspondentes e Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, as crianças da Educação Infantil no Colégio Arcoverde são estimuladas a aprender usando massinhas de modelar e circuitos eletrônicos. Assim, cobras e outros animais criados pelos pequenos agora têm a possibilidade de contar com um LED que se acende, despertando a curiosidade para a ciência de forma lúdica.
Outro diferencial é o Programa Bilíngue, que proporciona que os estudantes tenham aulas de língua inglesa todos os dias por meio de um material didático da Cambridge University, disponibilizado pela empresa Bernoulli. Cada segmento tem uma professora específica. A ideia é que esse contato diário torne o aprendizado da língua estrangeira mais fluido.